segunda-feira, 12 de abril de 2010

RETORNO A SANTIIFICAÇÃO

WIBLY MENDES*

Apesar do alarmante declínio moral de nossos dias, ainda podemos sentir sinais do toque poderoso de DEUS na vida do seu povo. Porém podemos perguntar: "se DEUS está trabalhando tão poderosamente, por que eu não estou experimentando sua poderosa presença e poder? No entanto, entanto, há um elemento básico para se experimentar o poder de DEUS em nossa vida e na IGREJA. Ele é encontrado em: IS:59.1,2 - "EIS QUE A MÃO DO SENHOR NÃO ESTÁ ENCOLHIDA, PARA QUE NÃO POSSA SALVAR, NEM SEU OUVIDO AGRAVADO PARA QUE NÃO POSSA OUVIR. MAS AS VOSSAS INIQUIDADES FAZEM SEPARAÇÃO ENTRE VÓS E O VOSSO DEUS, E OS VOSSOS PECADOS ENCOBREM O SEU ROSTO DE VÓS, PARA QUE NÃO VOS OUÇA."
Podemos ver o ponto crucial da questão! Embora DEUS esteja desejoso de tocar seu povo, os pecados não confessados bloqueiam sua resposta poderosa asorações. Para que ele se mova com poder, há necessidade de purificação e arrependimento. SL:66.18 deixa isto claro: "SE EU ATENDER A INIQUIDADE NO MEU CORAÇÃO O SENHOR NÃO ME OUVIRÁ". Uma triste realidade é que muitos crentes tem momentos de confissão pouco frequentes e superficiais. Devido passarmos rapidamente pelos momentos de confissão, os pecados tem formado uma barreira entre nós e DEUS. Em IS:1.18 - nosso PAI amoroso faz um convite glorioso a seus filhos: "VINDE ENTÃO, E ARGUI-ME, DIZ O SENHOR: AINDA QUE OS VOSSOS PECADOS SEJAM COMO A ESCARLATA, ELES SE TORNARÃO BRANCOS COMO A NEVE, AINDA QUE SEJAM VERMELHOS COMO O CARMESIM, SE TORNARÃO COMO A BRANCA LÃ". Em 1JO:1.9 - DEUS nos dá mais uma promessa: "SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS, E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA". Um relacionamento vitorioso com DEUS não está fora do nosso acance, não importa o quanto você se tenha debatido, você pode experimentar a maravilhosa purificação de DEUS, e ser cheio do seu espírito.
O salmista diz que você deve desejar que DEUS sonde o seu coração SL: 139.23,24 - "SONDA-ME Ó DEUS E CONHECE O MEU CORAÇÃO, PROVA-ME, E CONHECE OS MEUS PENSAMENTOS. E VÊ SE HÁ EM MIM ALGUM CAMINHO MAU, E GUIA-ME PELO CAMINHO ETERNO". Para que haja uma purificação séria, é necessário que você gaste tempo a sós com DEUS, se você sinceramente buscar a DEUS durante este processo bíblico, ele revolucionará completamente sua vida. É vital entender que Jesus não morreu somente para nos levar aos céus, mas para habitar em você e conceder-lhe poder enquanto você estiver aqui na terra. II TM: 2.21 - "DE SORTE QUE, SE ALGUÉM SE PURIFICAR DESTAS COISAS, SERÁ VASO PARA HONRA, SANTIFICADO E IDÔNEO PARA USO DO SENHOR, E PREPARADO PARA TODA BOA OBRA". O mesmo DEUS que falou em (JO: 3.16) também falou em: RM: 6.14 - "PORQUE O PECADO NÃO TERÁ DOMÍNIO SOBRE VÓS, POIS NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI, MAS DEBAIXO DA GRAÇA". Mas você pode ainda estar pensando: Por que eu me debato tanto? Por que a dúvida aflora do meu coração? Como posso realmente ter vitória? O Apóstolo Paulo dá uma resposta bela e clara em: RM: 6.6 - "SABENDO ISTO, QUE O NOSSO HOMEM VELHO FOI COM ELE CRUCIFICADO, PARA QUE O CORPO DO PECADO SEJA DESFEITO, PARA QUE NÃO SIRVAMOS MAIS O PECADO". Este versículo é o fundamento da nossa vitória sobre o pecado. Quando Cristo morreu por nossos pecados, ele não somente removeu a pena do pecado, mas também o poder dele. Através do Espírito Santo, o mesmo Cristo Ressurreto habita em cada pessoa salva. Mas o que é verdadeiramente deixar Cristo viver em nós? GL: 2.20 - "FUI CRUCIFICADO COM CRISTO, E VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM, E A VIDA QUE AGORA VIVO NA CARNE, VIVO-A NA FÉ DO FILHO DE DEUS, O QUAL ME AMOU, E SE ENTREGOU A SI MESMO POR MIM". O cristão, pela graça que DEUS lhe deu, morreu com Cristo e foi liberto do poder e domínio do pecado. RM: 6.18 - "E, LIBERTADOS DO PECADO, FOSTES FEITOS SERVOS DA JUSTIÇA". Quando você recebe a Cristo, tudo que ele conquistou na cruz está vivo e ativo em você. Porque você "está em Cristo" sua morte, pagando a pena do pecado e libertando do poder do pecado, é uma conquista sua também. Quando você reconhecer um pecado, não se desespere, olhe diretamente para Jesus para vencer este sentimento. RM: 8.1 - "PORTANTO, AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, QUE NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO". Deixe que este processo de purificação aponte diretamente para Jesus e para a vitória. JO: 8.36 - "SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES". A santificação só é possível através da palavra de DEUS (JO: 17.17) e mediante o sangue de Cristo (I JO: 1.7).

QUE DEUS EM CRISTO JESUS TE ABENÇÕE.

AMÉM.


*Membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - em Boa Vista - Roraima - Brasil; Preletor do Polo Caranã I e Professor da E. B. D. Caranã II.