segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SEM SANTIFICAÇÃO, SEM SALVAÇÃO!!

"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquem-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" (2Co 7.1).

*Josué Silva

A Bíblia é cabal e peremptória quando afirma: "Sedes santos, por que o vosso Deus é santo". Corrobora com este, "Cada um de vós mantenha seu corpo em santificação e honra"; e, completando o sentido finalístico, "...pois sem santificação ninguém verá o Senhor".
É mais do que certa esta afirmação: quando o coração é puro, os olhos são limpos. A chama de Deus é a chama de uma vida pura, só a podem conhecer aqueles que abandonaram todo embuste e ilusão, toda mentira e fingimento (Thomas Merton). Não somos inerrantes, segundo as escrituras, somos pó e cinzas, herdamos tal vulnerabilidade do pecado de nossos primeiros pais e hoje, para agradar a Deus, além de termos fé é necessário que estejamos enquadrados no seu padrão de santidade e é interessante dizer que não é Deus que tem que se enquadrar a nós, e sim, nós a Ele.
É utopia falar de santificação sem falar de separação. Quando buscamos na etimologia a palavra "santo", encontramos que o santo é o nazireu de Deus dos dias hodiernos eu e você que um dia fomos separados para o exclusivo serviço e adoração a Deus. É bem verdade que a salvação é imediata, porém, a santificação é um processo realizado paulatinamente por meio do Espírito Santo no coração daquele que o busca com sinceridade.
Não há santificação sem renúncia, e renunciar é abandonar, desprender-se de livre, espontânia e notória vontade, das velhas práticas que tem como escopo, nos afastar do Deus vivo. São elas: Prostituição, mentira, discórdia, ira e todas as ações do homem sem Deus em um mundo que jaz no maligno. Deus não deseja que sejamos eremitas, anti-sociais, a questão é que a cultura deste mundo é extremamente pagã e politeístas e de forma alguma não deve interferir em nossos santo relacionamento com ele, ou seja, vivamos no mundo, porém não praticando o que o mundo pratica. Alguém certa feita disse que a nossa carne e o nosso espírito é como se fosse dois cães bravos, quem mais você alimentar será o "vencedor". Exemplificando assim, a nossa batalha pela santificação. Sendo assim então, alimente, abasteça, encharques o seu espírito em sua labuta diária com muito louvor, consagração, jejum e a constante meditação na palavra de Deus.
Como santos de Deus devemos estar alicerçados em sua preciosa palavra, que é a espada de dois gumes e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, sem citar que ela é digna de toda aceitação, somando ao calor diário, a indispensável e incessante oração. Lembre-se que os grandes de hoje são os que oram, e nunca esqueça, que devemos viver como se Cristo tivesse morrido ontem e voltasse hoje, pois, sem santificação, sem salvação!
*Evagelista Local da Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Diritor do Pólo de Estudo da Supervisão 1
Auxiliar no Templo Sede IEAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário