quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ESTUDO PREPARATÓRIO AO BATISMO*

I – INTRODUÇÃO




Este estudo visa destacar a importância do BATISMO para a vida espiritual do cristão. Teologicamente, não há dúvida quanto à afirmação de que a ÁGUA do BATISMO simboliza o SANGUE de CRISTO, e que a aplicação da ÁGUA representa o LAVAR dos PECADOS pelo SANGUE precioso de CRISTO. Em outras palavras, o BATISMO representa a SALVAÇÃO operada pela remoção da culpa dos nossos pecados e o início de uma nova vida santificada. Portanto, o BATISMO simboliza o PERDÃO dos nossos PECADOS, habilitando-nos para fazer a OBRA de DEUS pela qual somos feitos novas criaturas (REGENERADOS e SANTIFICADOS).

Enquanto o BATISMO representa a aplicação da SALVAÇÃO (o lavar dos nossos pecados), a ÁGUA simboliza o SANGUE de Cristo. O ESPÍRITO DE CRISTO, também é representado pela ÁGUA, que nos dá vida tanto para a nossa justificação, como para a nossa santificação.
II - ASPECTOS DOUTRINÁRIOS SOBRE O BATISMO EM ÁGUAS

1) BATISMO e SANTA CEIA são duas ordenanças determinadas por Jesus Cristo. Quanto ao BATISMO, deve ser realizado por IMERSÃO e não por ASPERSÃO (Mt. 28:19);
Mt.28:19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as naçöes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

2) BATIZAR = SUBMERGIR. O batismo é um ATO SIMBÓLICO, pois representa a morte, sepultamento e ressurreição/Jesus (Rm.6:3-5);
Rm.6:3-5 – “Ou näo sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;”

3) É, também, um ATO PÚBLICO de declaração da nossa FÉ (At.8:12);
At.8:12 – “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.”

4) O BATISMO NÃO É um sacramento que traga consigo a GRAÇA da SALVAÇÃO, pois a salvação obtém-se p/ fé em Jesus (1Jo.5:11-12);
1Jo.5:11-12 – “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem näo tem o Filho de Deus näo tem a vida.”

5) A SALVAÇÃO que CRISTO concede é PERFEITA e COMPLETA pela FÉ em seu sangue que purifica dos pecados (1Jo.1:7);
1Jo.1:7 – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhäo uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

6) O BATISMO é para TODOS que ouviram a mensagem da SALVAÇÃO; arrependeram-se dos PECADOS. Através de seus atos dão TESTEMUNHO que receberam a CRISTO como seu SENHOR e SALVADOR PESSOAL (At. 10:44-48);
At.10:47-48 – “Respondeu, entäo, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.”

7) Não se devem batizar INCRÉDULO, nem CRIANÇA, por serem INCAPAZES de assumirem COMPROMISSOS com CRISTO e com sua Igreja. Entenda: INCRÉDULOS são pessoas que professam CRISTO como SENHOR, mas que o MUNDO ainda continua a MANDAR em suas VIDAS. Aceitam Jesus de BOCA, mas ainda ama o tabaco. Aceitam Jesus de PALAVRAS, mas ainda são ESCRAVOS do ÁLCOOL. Dizem ser FILHOS de DEUS, mas sua única preocupação são as coisas terrenas.

8) A fundamental importância do BATISMO é REVELADA nas Escrituras Sagradas, quando Jesus ordenou aos discípulos que SAÍSSEM por todo o MUNDO anunciando o EAVGELHO e BATIZANDO aos que CRESSEM.
Mc.16:15-18 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”

9) Questiona-se: O QUE É NECESSÁRIO PARA SER BATIZADO?Resposta: CRER no SENHOR JESUS, como ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR e ARREPENDE-SE de seus pecados. Neste caso, o “CRER” e O “ARREPENDER” exigem BOM TESTEMUNHO do CANDIDATO. Isto é, uma DECISÃO sincera de PROFISSÃO de FÉ. Deve também seguir o PADRÃO inicial da BÍBLIA, ou seja, tenha se tornado uma NOVA CRIATURA, deixando a VELHA VIDA de PECADOS p/ TRÁS, procurando VIVER uma NOVA VIDA dada por Jesus, voltada para Cristo e sua Igreja.

III – POR QUE VOCÊ DEVE SER BATIZADO?

O BATISMO da pessoa crente no Senhor Jesus representa a MORTE, o SEPULTAMENTO e a RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO, que MORREU pelos nossos PECADOS e RESSUSCITOU para nossa SALVAÇÃO. E todo CRENTE que se BATIZA, por meio dele PROFESSA ter FÉ nos méritos da MORTE de CRISTO como FUNDAMENTO de sua própria ESPERANÇA de SALVAÇÃO; e também PROFESSA ter COMUNHÃO com seus SOFRIMENTOS, declarando assim a sua própria MORTE para o PECADO, e sua RESSAURREIÇÃO para uma nova VIDA em CRISTO. O batismo também tipifica a LAVAGEM da REGENERAÇÃO. Declara, também, a ESPERANÇA que o CANDIDATO tem na RESSURREIÇÃO dentre os MORTOS, tal como CRISTO, na semelhança de sua morte que o levou a ser sepultado, e depois ressuscitado pela glória do Pai. Principalmente, a MORTE, o SEPULTAMENTO e a RESSURRREIÇÃO, os grandes fatos da graça redentora, são EXIBIDOS pelo BATISMO. O batismo por imersão ensina tudo isso ao candidato, pois somente a imersão pode ensiná-lo.
IV – A SANTA CEIA DO SENHOR – (Explica-se, inicialmente, o cerimonial da Santa Ceia)
1) É um sacramento SIMBÓLICO ordenado por JESUS CRISTO, no qual a Igreja participa do PÃO e do VINHO que representam o CORPO e o SANGUE de JESUS (1Co.11:23-34);

2) É uma SOLENE lembrança do SACRIFÍCIO de CRISTO por NÓS, a qual deverá ser realizada pela Igreja até o dia em que Ele regressar para nos levar ao céu. No céu celebraremos a GRANDE CEIA do CORDEIRO (Ap. 19:06-09);
Ap. 19:06-09 – “E ouvi como que a voz de uma grande mutidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovöes, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo- Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas säo as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino säo as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que säo chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas säo as verdadeiras palavras de Deus.”

3) Não devemos participar da SANTA CEIA, sem antes CONFESSAR nossas CULPAS e pedir PERDÃO a Deus, quando assim formos alertados pelo Espírito Santo (1Co. 11:27-29);
1Co.11:27-29 – “Portanto, qualquer que comer este päo, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste päo e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenaçäo,
não discernindo o corpo do Senhor.”

4) A participação na SANTA CEIA renova a FÉ CRISTÃ e também proporciona uma nova experiência com o AMOR de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pois nos faz relembrar que o Seu SANGUE é a base do Novo Pacto (PACTO DA GRAÇA) que Deus fez para RESGATAR a humanidade da CONDENAÇÃO ETERNA (Ef. 2:4-08).
Ef. 2:4-08 – “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto näo vem de vós, é dom de Deus.”
V – DIREITOS E DEVERES ASSUMIDOS APÓS O BATISMO

1) O crente batizado passa a PERTENCER regularmente à IGREJA de CRISTO. Adquire direito á CARTEIRA de DENTIFICAÇÃO, e lhe é ASSEGURADO votar e decidir como membro da Assembléia Geral;

2) Habilita o crente para EXERCER cargos e ministérios na IGREJA do SENHOR;
3) Obriga-se a dar BOM TESTEMUNHO do Evangelho e a aceitar orientação espiritual de seus líderes;

4) Sujeitar-se, quando necessário, à DISCIPLINA ECLESIÁSTICA (Ef.4:27-32);
Ef.4:20-32 – “Näo deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, näo furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mäos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Näo saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificaçäo, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redençäo. Toda a
amargura, e ira, e cólera, e gritaria,e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns
para com os outros benignos,misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

5) Deverá vestir-se de forma discreta e decentemente (HOMEM e MULHER) sem exageros ou decotes. É costume na “Assembléia de Deus” a mulher NÃO USAR calça comprida, mas, usar saia ou vestido;

6) Participar dos cultos na Congregação (3ª e 6ª feiras, e Dom. manhã/noite) e os cultos/ Templo Central (2ª e 4ª feiras).

VI – DÍZIMOS E OFERTAS – COMPROMISSO DE GRATIDÃO A DEUS
A infidelidade a Deus nos DÍZIMOS e nas OFERTAS tem IMPEDIDO muitos CRENTES de viverem a vida ABUNDANTE que a PALAVRA de DEUS promete. O estudo deste tema para CRENTES FIÉIS é super-atraente e motivo de louvor e júbilo! Porém, para os INFIÉIS se mostra pesado, e pouco atraente! Logo a seguir, anotaremos alguns textos bíblicos onde Jesus afirma a necessidade da contribuição financeira para a Igreja e reprova a avareza: (Lc 21:1-4; Lc 11:42; Lc 12:15,22-31,42-44; Lc 16:1,2,10-12; Lc 18:18-23; 29-30; Lc 19:11-27).

1) Pergunta-se: “O QUE O CRENTE COVERTIDO DEVE LEVAR À IGREJA ?”
Resposta: 1) A BÍBLIA, 2) A FÉ, 3) DÍZIMOS e OFERTAS. Por quê ?
A BÍBLIA, porque é a Palavra de Deus. É o nosso ALIMENTO e FONTE de VIDA; 2) A FÉ, porque é o único vínculo de comunicação entre o HOMEM e Seu CRIADOR, e 3) Os DÍZIMOS e as OFERTAS, que na prática CONFIRMAM nossa FÉ na PROVISÃO DIVINA. Também porque nos é concedido privilégio de promover o SUSTENTO da Obra de Deus;

2) Além das OBRIGAÇÕES ESPIRITUAIS, o crente batizado também deve contribuir regularmente com DÍZIMOS e OFERTAS para manutenção da Igreja do Senhor, pois, no plano material, todos sabem que as instituições dependem de SUSTENTO FINANCEIRO para funcionar. De igual forma, a Igreja também carece de nosso SUSTENTO;

3) DÍZIMO corresponde a 10% (dez por cento) dos vencimentos auferidos pelo cristão contribuinte;

4) DÍZIMOS e OFERTAS são retribuições que oferecemos em GRATIDÃO e AMOR a Deus (Mq. 3:10-12)
Mq.3:10-12 – “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu näo vos abrir as janelas do céu, e näo
derramar sobre vós uma bênçäo tal até que näo haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador , e ele näo destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo näo será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as naçöes vos chamaräo bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exército.

5) As OFERTAS são modalidades de retribuição que se oferecem a Deus, com FÉ e AMOR (Hb.11:4);
Hb.11:04 – “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela fala.”

VII - DESCULPAS INFUNDADAS DOS INFIÉIS NOS DÍZIMOS E OFERTAS QUE DEUS JAMAIS ACEITARÁ!

1) “NÃO ENTREGO O DÍZIMO MAS DOU OFERTAS”

- Lv 27:30-32 “O dízimo é santo ao Senhor” - A lei não foi revogada! Ml. 3:8 diz que quem não dizima rouba a Deus.
2) “EU ADMINISTRO O MEU DÍZIMO...” - Errado! Está escrito em Ml. 3:10: “Trareis à Casa do Tesouro”

- Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se é membro ou participante;

3) “NÃO DOU O DÍZIMO PORQUE GANHO POUCO” - Injustificável... Sendo o dízimo percentual, ele é proporcional... É cálculo justo, igual para todos (10%). - Jesus não olha apenas o que damos, mas como dizimamos e ofertamos.
4) “NÃO DOU PORQUE NÃO SOBRA” - O Dízimo deve ser “primícia” para Deus.

Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salário. Deve ser dado pela fé! Deus está em primeiro lugar, e deve ocupar o primeiro lugar na sua vida, e também no seu orçamento.
5) “NÃO CONCORDO COM A ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA” – Outro grave equívoco!

- Ao entregar o dízimo, o estamos entregando para Deus...
- Os Administradores dos recursos de Deus, terão que prestar contas da sua administração...
- E você prestará contas a Deus do que não deu!
- Concordando ou não, devemos entregar o dízimo na Congregação onde somos membros ou participantes.
VIII - UMA TERRÍVEL VERDADE SOBRE O DÍZIMO

Deus não permite que o crente use o dinheiro do dízimo em seu próprio benefício. Quando Deus trata do dízimo, Ele promete bênçãos, mas também maldição!

AGORA VEJA QUE TERRÍVEL VERDADE ESTÁ ESCRITA EM AGEU (Ag. 1:2-11) - Leia!
O muito que você espera se tornará pouco... O dinheiro vai estar sempre faltando na sua vida, não vai render! Deus, com assopro, dissipa o seu dinheiro! É como se você pegasse todo o seu salário e pusesse em um saco, e, segurando-o pela boca, vai levando o dinheiro para casa... Só que o “saco” está furado, e o dinheiro perde-se todo pelo caminho. A terra retém seus frutos... O Céu o seu orvalho! SACO FURADO NA VIDA DO CRENTE É... Representado por Despesas imprevisíveis, com: médico, farmácia, hospital, batida do carro, ladrão, etc. APRENDA! O dinheiro de Deus em Nossas mãos é MALDIÇÃO. Precisamos confiar Nele e ser FIEL nos DÍZIMOS e nas OfERTAS. O correto seria termos no culto público um Ato exclusivo para entrega de dízimos. As ofertas seriam entregues em outro momento distinto. E, no ritual de entrega dos dízimos, deveríamos observar a seguinte ordem: 1º) O Pastor; 2º) Os Oficiais e demais líderes; 3º) A Congregação em geral.

IX - BÊNÇÃOS PARA OS DIZIMISTAS


Ml. 3:10 - “Fazei prova de mim se eu não vos abrir as janelas do céu... e derramar bênçãos sem medida” .
Deus não quer filhos pobres e necessitados! Nossa fidelidade é a porta da prosperidade! Faça prova, decida ser dizimista a partir de hoje!!!

X - ORIENTAÇÕES PRÉVIAS AOS CANDIDATOS NO DIA DO BATISMO

1) Preencha a FICHA CADASTRAL antes do dia do batismo e entregue ao seu dirigente;

2) No dia do BATISMO chegue ao Templo Sede 15 (quinze) minutos antes do início do culto, procurando assentar-se próximo aos demais candidatos da sua Congregação, do seu Setor e da Supervisão nº 02;

3) Procure vestir-se com roupas que não fiquem transparentes ao serem molhadas;

4) Leve em uma sacola com ROUPAS SECAS para você se trocar após o batismo;
5) Convide um irmão ou conhecido da sua Congregação, para entregar-lhe a sua roupa seca após o batismo;

6) Após o batismo procure mudar com máxima brevidade de roupa para receber a sua 1ª SANTA CEIA, sem estar ansioso;
7) Esteja, durante todo o culto e cerimônia, em máxima reverência, buscando a presença do Espírito Santo;
XI – ATITUDES DO VERDADEIRO CRISTÃO BATIZADO E ADORADOR
1) Esteja assiduamente nos CULTOS de sua Congregação (3ª feiras, 6ª feiras, e aos Domingos) e demais eventos. Ausente-se apenas por motivo de enfermidade, estudo ou trabalho à noite;

2) Participe, também, dos Cultos ministrados no Templo Central (2ª e 4ª feiras, à noite) e demais eventos. Evite faltar, pois a comunhão é indispensável ao crescimento espiritual;
3) Não espere ser chamado. Apresente-se ao Líder de Novos Convertidos ou ao seu Dirigente, e ofereça-se para exercer CARGO ou FUNÇÃO na Igreja do Senhor, sem importar-se com as atividades que irá desenvolver;
4) LEMBRE-SE, ...ESTÁ COMPROVADO... Os que, desde logo, ocupam-se num ministério na CASA DO SENHOR, perseveram e não encontram mais motivo para desistir da caminhada Cristã, nem desejo de voltar ao MUNDO;

5) Matricule-se na ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e aprenda as doutrinas ministradas aos DOMINGOS de manhã;
6) Não aceite CONVITE para ir “visitar” outras Igrejas e, assim, faltar aos cultos de sua Congregação, pois muitas denominações religiosas sem ética costumam desviar os novos na fé das fases normais de sua caminhada cristã;

7) Esforce-se para sempre ser útil na SEARA do MESTRE JESUS, desempenhando um ministério frutífero, dando preferência nas áreas de EVANGELISMO, MISSÕES ou de ORAÇÃO, pois são mais CARENTES;

8) Seja um DIZIMISTA e OFERTANTE FIEL que DEUS certamente lhe HONRARÁ com muitas bênçãos ESPIRITUAIS e MATERIAIS.

                                                                                                                                  *Ev. Paulo Briglia
9132-6779 e 8114-6974



XXXXXXXXXXX

6 comentários:

  1. QUE BENÇÃO ESTE ESTUDO IRMÃO, TOMEI A LIBERDADE DE USÁ-LO EM UM PEQUENO CURSO PARA BATISMO.
    DEUS O ABENÇÔE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este estudo foi postado para ser útil aos irmaos

      Excluir
  2. É UMA BENÇÃO,QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO VOCÊ A FAZER MUITOS OUTROS ESTUDOS.

    ResponderExcluir
  3. Louvo a Deus pela sua vida e por este estudo. Que o Senhor te abençoe e te ilumine a cada dia mais. Um grande abraço.

    ResponderExcluir