quinta-feira, 11 de março de 2010

SENHOR, QUEM HABITARÁ NO TEU TABERNÁCULO?

Raimundo Costa Machado*


"Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; aquele que não difama com a língua, nem faz mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda; aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem faz estas coisas nunca será abalado." (Sl 15:1-5).


INTRODUÇÃO: A presença de Deus na nossa vida é fundamental para recebermos a vitória. O pecado, contudo, separa o homem de Deus. É necessário vigiar e orar para não cairmos em tentação.

I - "QUE TIPO DE PESSOA DESFRUTA DA ÍNTIMA PRESENÇA DE DEUS E TEM COMUNHÃO COM ELE?"

"Esta pergunta subentende que o crente pode dar motivo para que Deus retire a sua presença da vida dele, pela prática da iniquidade, do engano, da calúnia, ou de egoísmo. Por isso, devemos examinar diariamente os nossos atos, confessar nossos pecados, abandoná-los e esforçar-nos constantemente em Cristo para nos apresentar aprovados diante de Deus (2Tm 2.15), e reconhecer que perder a comunhão com Deus é perder tudo (ver 1Jo 1.6,7; 2.3-6; 3.21-24)." (Bíblia de Estudos Pentecostal: revista e corrigida edição de l995. CPAD, pág. 827).
1 - Não dê motivo para que Deus retire a sua presença da sua vida;
2 - O que devemos fazer:
a) Reconhecer que somos pecadores. "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmo, e não há verdade em nós." (1Jo 1:8);
b) Examinar diariamente os nossos atos;
c) Confessar nossos pecados;
* "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados, e nos purificar de toda injustiça." (1Jo 1:9);
* "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Pv 28:13);
d) Abandonar os pecados;
e) Esforçar-nos constantemente em Cristo para nos apresentar aprovados diante de Deus (2Tm 2:15);
f) Permanecer em Deus. "Todo aquele que permanece nele não vive pecando." (1Jo 3:6);
* Permanecemos em Deus, guardando os seus mandamentos. (1Jo 3:24).
3 - Aquele que:
a) anda em sinceridade (v.2);
b) pratica a justiça (v.2);
c) do coração fala a verdade (v.2);
d) não difama com a língua (v.3);
e) não faz mal ao seu próximo (v.3);
f) nem contra ele aceita nenhuma afronta (v.3);
g) honra os que temem ao Senhor (v.4);
h) mesmo que jure com dano seu, não muda (v.4);
i) não empresta o seu dinheiro com usura (v.5);
j) não aceita suborno contra o inocente (v.5).

II - QUEM FAZ ESTAS COISAS NUNCA SERÁ ABALADO (Sl 15:5b)
CONCLUSÃO: A grande riqueza que temos é a presença de Deus na nossa vida. Precisamos vigiar, orar e continuamente obedecer a palavra de Deus.


* Licenciado em História, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), especialista em Supervisão Escolar, pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ) e certificado pelo IADEP - Curso Preparatório de Obreiros.


3 comentários:

  1. paz do Senhor evangelista, gostei do teu trabalho neste blog,e já estou seguindo,visite meu blog http://evandretondin.blogspot.com
    só glória unido e o evangelho chegrá mais longe.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por estar seguindo este blog. Aqui é um espaço reservado ao anúncio da palavra de Deus. Portanto, se o homem de Deus desejar publicar alguma mensagem, testemunho ou vídio na página principal,envie para machado.dc510@gmail.com, machado.dc@oi.com.br e machado.dc@globo.com.

    ResponderExcluir
  3. Apaz do nosso senhor jesus obrigada pelo comentário jesus continue te abençoado fica com Deus.

    ResponderExcluir